Como deixar uma carne mais macia?

Como deixar uma carne mais macia?

Por Boi da Villa   |   11.06.2019

O BOI DA VILLA prima pela excelência em carnes e, por isso, trabalha para que seus produtos cheguem impecáveis até seus consumidores, porém, muitas pessoas querem dicas para amaciar mais suas carnes em casa. Vamos lá!


O corte:
Uma das técnicas para amaciar a carne é cortar contra as fibras.


Ingredientes:
Bacon:

É indicado o método conhecido por lardeado que consiste em furar a carne e introduzir bacon em tiras na peça. Além de quebrar as fibras na hora de fazer o furo, a gordura inserida derrete e ajuda a amaciar a carne, reproduzindo de forma sutil o efeito do marmoreio em cortes em que ele não esteja presente.

Abacaxi:
O abacaxi é um dos ingredientes mais citados pelos chefs como opção caseira fácil de ser encontrada no mercado. Alguns sugerem deixar a carne marinando na fruta na seguinte proporção: para cada quilo, usar 200 gramas de fruta por aproximadamente 40 minutos; ou também pode colocar a fruta para cozinhar junto com a carne, cortada em fatias bem finas, para fazê-la sumir durante o cozimento.

Mamão:
O mamão também pode ser usado, pois tanto o abacaxi quanto o mamão contêm enzimas (brumalina e papaína, respectivamente) que quebram a fibra da carne, deixando-a mais macia. Em média, para cerca de 5 kg de carne utiliza-se 300 gramas da fruta cortada. Depois, misture com a carne e deixe por duas horas. Após esse tempo, lave a peça para retirar toda a enzima e tempere normalmente.

Leite:
Deixar a carne marinando no leite integral por 24 horas também é um método eficaz que amacia a carne. Para cada quilo de carne, use em média 200 mililitros de leite.

Vinagre:
Para fazer um bife, o ideal é deixá-lo marinando em vinagre, limão e cebola por algum tempo antes do preparo. No caso de uma carne que será usada para cozinhar, você pode deixá-la por bastante tempo na panela de pressão.


MAIS DICAS PARA VOCÊ:
Outra possibilidade é marinar a carne em vinho ou suco de frutas com mamão, abacaxi, kiwi, figo e gengibre. Fica uma delícia!

Está procurando uma carne macia? Fale com o BOI DA VILLA.

Compartilhe



Últimas notícias