Como fazer um bom churrasco

Como fazer um bom churrasco

Por Boi da Villa   |   31.07.2019

Apesar de ser uma tradição gaúcha, o churrasco virou uma das paixões nacionais. Quem não gosta de um bom churrasco? Seja para uma comemoração ou até mesmo um almoço em família. Aqui no BOI DA VILLA já demos dicas de quais são as melhores carnes para fazer um churrasco e os erros comuns na hora de prepara-lo. Agora fique com nossas dicas de como fazer um churrasco de ouro!

 

TIPO DE CHURRASQUEIRA
Use uma churrasqueira de alvenaria que são aquelas que possuem os lados, o fundo e parte inferior fechadas. Ela ajuda a armazenar o calor do fogo e produzir um ótimo churrasco.

 

ACENDER A CHURRASQUEIRA
Cuidado ao mexer com o fogo! Evite utilizar álcool líquido para acender o carvão. Ele produz uma chama brusca que dura pouco tempo e tem um risco maior de acidentes. Você pode utilizar um pão velho com óleo ou jornal para preparar a brasa. Caso prefira, nos supermercados existem produtos próprios para essa finalidade.

Para descobrir a temperatura ideal para colocar a carne, posicione sua mão aproximadamente a 15 cm do braseiro. Se não conseguir ficar mais de 5 segundos, a churrasqueira já estará pronta para receber o corte.

 

TIPOS DE CORTE
Peças
inteiras devem ser assadas em fogo médio ou branco, e os cortes finos precisam de mais calor. O BOI DA VILLA sugere que você tenha diferentes temperaturas na grelha. Basta apenas concentrar o maior volume de brasa em um lado para proporcionar um fogo forte. Do outro lado, deixe um volume menor para uma chama mais branda. Desse modo, você pode assar diferentes tipos de cortes ao mesmo tempo.

 

NÃO USE MUITO SAL
Em erros comuns na hora de fazer churrasco, alertamos sobre o uso de muito sal na carne, que pode acabar deixando-a seca. E além da dica que demos sobre como utilizar o sal, você pode colocar o sal grosso na carne e coloca-la próxima a churrasqueira. O calor da brasa garante que o sal penetre na carne realçando o sabor, e antes de leva-la para assar, bata para retirar o excesso de sal.

 

SELAR A CARNE
Para garantir que a carne continue com seu sabor e suculência, é indicado o selamento. O selamento é feito em fogo alto, e cria uma camada fina bem assada ao redor da carne, conservando o seu suco natural. Após isso, você pode prosseguir até atingir o ponto que você deseja.

 

DICA DO BOI DA VILA:
Além dessas dicas para um churrasco de ouro, lembre-se: Na hora de escolher suas carnes para o churrasco, é bom garantir a boa procedência dessas peças. O BOI DA VILLA trabalha com carnes de qualidades para garantir a sua segurança. Marque seu próximo churrasco e venha nos visitar!

Compartilhe



Últimas notícias