Conheça os mitos e verdades sobre a carne bovina

Conheça os mitos e verdades sobre a carne bovina

Por Boi da Villa   |   03.09.2019

Quem nunca ouviu as pessoas dizendo que a carne vermelha prejudica a perda de peso e que pode até mesmo causar câncer? Muitas informações foram passando de geração a geração e algumas são mitos, outras verdades. Tem gente que acredita fielmente que a carne bovina pode ser uma vilã em nossas refeições por conta de frases que ouviram. Mas não é assim. Vamos compreender melhor?
 

“QUEM ESTÁ DE DIETA NÃO PODE CONSUMIR CARNE VERMELHA!”
Muita gente quando começa uma dieta, a primeira coisa que faz é eliminar a carne vermelha, pois acredita que ela não ajuda na perda de peso e que não é uma carne “leve”. Isso é mito! Se o corte escolhido para o consumo for um corte magro, não tem nenhum problema. A carne bovina é um alimento rico em proteína que auxilia na saciedade e pode ser consumida por qualquer pessoa.
 

“A CARNE VERMELHA É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINAS DO COMPLEXO B”
As vitaminas do complexo B possuem muitas funções em nosso organismo. Elas ajudam no combate ao estresse, prevenção do envelhecimento celular, auxilia na quebra de gordura e carboidratos, ajuda na manutenção da memória etc. Na carne vermelha, a vitamina do complexo mais presente é a B12 que tem como função levar oxigênio ao corpo todo e só está presente em alimentos de origem animal. Então essa informação é verdade!
 

“NÃO EXISTE NENHUM ALIMENTO CAPAZ DE SUSBTITUIR A CARNE VERMELHA”
Isso é mito. A carne vermelha pode ter um consumo diminuído ou até mesmo ser excluída das refeições; porém para não ter futuros problemas por falta de nutrientes encontrados na carne, é preciso que seja incluído outros alimentos proteicos na alimentação, como grãos e leguminosas.
 

“COMER CARNE VERMELHA TODO DIA FAZ MAL À SAUDE”
Verdade.
O ideal é que o consumo da carne seja moderado e acompanhado de uma alimentação saudável. O excesso de cortes gordos preparados de maneira errada e tipos de carnes processadas devem ser evitados, já que são causadores do aumento de doenças cardiovasculares por conta da ingestão exagerada de carne e gordura. Procure comer carne vermelha cerca de três vezes por semana dentro de refeições equilibradas e dê preferência aos cortes magros. Lembre que o BOI DA VILLA tem outros tipos de carnes, como aves e suínas.
 

“CARNE VERMELHA CAUSA CÂNCER”
Não existe nenhum estudo que comprove essa teoria cientificamente, então é mito! As únicas relações existentes a esse assunto se dá por conta do consumo elevado de carnes embutidas e com o churrasco que, quando a gordura pinga no carvão, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) se juntam a fumaça e acabam impregnando na carne. Esses HPAs apresentam riscos à saúde.
 

DICA DO BOI DA VILLA
Agora que você já sabe alguns mitos e verdades sobre a carne bovina, fique atento! Ela é uma grande aliada à sua saúde. Aqui no BOI DA VILLA  trabalhamos com as melhores carnes do mercado e de ótima qualidade. Venha nos visitar 

Compartilhe



Últimas notícias