Facas: saiba como afiar e escolher o melhor modelo

Facas: saiba como afiar e escolher o melhor modelo

Por Boi da Vila   |   11.07.2019

Sendo um dos utensílios mais importantes da cozinha, a faca serve para várias coisas, seja para cortar, fatiar ou picar. Dependendo do alimento que você vai trabalhar, é necessário um tipo de faca para um melhor resultado. As facas de cozinhas possuem vários tamanhos e formas, mas você sabe como escolher o melhor modelo?


DICAS PARA ESCOLHA DA FACA
Existem 3 tipos de facas essenciais para a sua cozinha: 
. a faca grande (ou faca do chef): sua lâmina mede entre 20 e 25 cm, e é indicada para cortar ou fatiar legumes e carnes; 

. a faca de serra: excelente para cortar alimentos de crosta mais rígida é ideal para cortar pão, frutas, tortas etc; 

. a faca menor e mais fina: mede cerca de 8 e 12 cm, e é recomendada para cortar alimentos delicados, picar alho, ervas e legumes.

Prefira as facas que possuem lâminas de aço inox que são fortes e mantém o corte afiado por mais tempo. Tenha atenção aos cabos! Eles devem ser duráveis e resistentes. Também verifique a forma que a lâmina está fixada nele (no mínimo um terço da lâmina deve estar inserido dentro do cabo). Fique de olho no peso: quanto mais pesada a lâmina de corte, melhor! Você usará menos força para utilizar.


COMO AFIAR UMA FACA
Uma faca cega pode acarretar problemas na hora de cozinhar. Ela pode escorregar na superfície do alimento, ocasionando um acidente com cortes. E uma faca sem fio pode esmagar o alimento ao invés de cortar, fazendo com que o alimento perca seu suco natural.
Para afiar a faca em casa, você pode precisar de uma pedra de afiar, uma chaira, ou um afiador de facas.

. Afiar a faca na pedra: deixe a faca na água durante 5 minutos para hidratar. É necessário apoiá-la sobre um pano para evitar que escorregue e, com uma das mãos, segure a faca pelo cabo e apoie com a outra mão sobre a lâmina para que ela fique firme e não escorregue. Depois, é só fazer movimentos vai e vem em cada lado. É aconselhável repetir o processo 10 vez em cada lado da faca.

. Afiar a faca na chaira: é o mesmo passo a passo da pedra de afiar. Só deve intercalar os lados da faca, pressionando-a levemente contra a chaira.


CUIDADOS COM A FACA
. Lavar a faca sempre após o seu uso, utilizando sabão neutro, água e uma esponja. Use o lado amarelo da esponja para não prejudicar o fio de corte;

. Afie sempre sua faca, caso ela esteja bem cega, use uma pedra de afiar que tenha um lado rugoso (para afiar a lâmina) e um lado liso (para fazer o fio de corte);

. Lembre-se de lavar, enxugar e guardar logo após o uso.


DICA DO BOI DA VILLA
Manter a faca bem afiada interfere diretamente no seu prato. O BOI DA VILLA preza pelo cuidado da sua comida, dando as melhores dicas para você usar em sua cozinha.

Compartilhe



Últimas notícias