Gorduras do bem: Quais são elas e onde encontrá-las?

Gorduras do bem: Quais são elas e onde encontrá-las?

Por Boi da Villa   |   28.01.2020

Para quem deseja uma alimentação saudável é preciso ficar atento, principalmente ao consumo de gorduras. Muitos acreditam que a gordura é uma grande vilã e não deve ser consumida, mas é bom saber que existem gorduras boas e essenciais para o desenvolvimento do nosso organismo.

 

QUAIS SÃO AS GORDURAS BOAS?

As gorduras do tipo ômega (ômega 3, 6 e 9) são benéficas ao nosso organismo e usadas como energia pelo corpo, além de colaborar para a produção de hormônios e prevenir diversas doenças, principalmente as degenerativas.

Os ômegas são capazes de melhorar o desempenho do sistema circulatório e impedir que o acúmulo de plaquetas nos vasos sanguíneos cause doenças como infarto ou derrame.

 

TIPOS DE ÔMEGAS E ONDE PODEM SER ENCONTRADOS

. Ômega-3

Como o ômega-3 não é produzido pelo nosso organismo, ele deve ser adquirido através da alimentação. Ele atua na manutenção das membranas celulares e na saúde do sistema nervoso central, sendo um bom aliado ao funcionamento do coração e do cérebro. O ômega-3 pode ser encontrado em alguns peixes que vivem em águas profundas e frias (salmão, atum e sardinha), oleaginosas e sementes.

 

. Ômega-6

O ômega-6 também precisa ser ingerido já que não é produzido pelo organismo. Essa gordura faz a manutenção da saúde reprodutiva, auxilia na redução do colesterol ruim e previne doenças como a osteoporose. Também é o responsável pela formação das membranas celulares e da retina, garantindo pele e cabelos mais saudáveis. O ômega-6 é encontrado em todos os óleos vegetais, como de milho e soja.

 

. Ômega-9

A partir da presença do ômega-3 ou do ômega-6, o ômega-9 é produzido no nosso organismo em pequena quantidade, mas pode ser encontrado em alimentos como o azeite de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e oleaginosas. Ele é um anti-inflamatório poderoso e atua contra doenças cardiovasculares. O ômega-9 também age contra o envelhecimento precoce das células, auxilia na redução do colesterol ruim e diminui a agregação de plaquetas.

 

SUGESTÃO DO BOI DA VILLA

Uma dieta equilibrada com variação do consumo das gorduras boas pode ser vantagem em todas as idades. A ausência dos ômegas no organismo pode prejudicar o metabolismo, por isso fique atento na sua alimentação e procure equilibrar os diferentes tipos. O BOI DA VILLA valoriza sua saúde. Opte por um açougue de confiança como nós. Venha nos visitar!

Compartilhe



Últimas notícias