Higiene na cozinha: como limpar a tábua de corte

Higiene na cozinha: como limpar a tábua de corte

Por Boi da Villa   |   24.06.2019

A tábua de corte é o local onde se manipula diretamente os alimentos, inclusive os que não são cozidos. Por esse motivo, é preciso limpar e desinfetar suas tábuas de corte, sejam elas de madeira, plástico ou vidro para evitar a proliferação de bactérias.

Uma rotina de limpeza regular pode evitar a contaminação da comida e garantir que sua tábua de corte e sua cozinha estejam sempre limpas e livre de germes, para que você e sua família fiquem livres de riscos.

 

ANVISA E A UTILIZAÇÃO DE TÁBUAS DE MADEIRA

A tábuas de corte de madeira foram proibidas de serem utilizadas em restaurantes e cozinhas industriais pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com a justificativa de serem as mais propensas à proliferação de diversos tipos de bactérias. Essas bactérias poderiam se acumular nas ranhuras da madeira e mesmo após a lavagem, poderiam infectar outros alimentos.

 

OPÇÕES DE TÁBUA DE CORTE

As tábuas de plástico podem substituir as tábuas de madeira, apesar do plástico também ter a possibilidade de sofrer rachaduras após o uso excessivo e acabar acumulando micro-organismos.

Outra opção de tábua de corte existente é a de vidro, esse modelo não apresenta ranhuras que podem ser meio de proliferação de bactérias.

Independente de qual for a sua escolha, de madeira, plástico ou vidro, todas as tábuas de corte têm prós e contras no uso. O importante é fazer a higienização.

 

DICAS PARA LIMPAR AS TÁBUAS DE CARNE E CORTE:

. Um método eficaz para manter a tábua de corte limpa é lavar na pia com água quente e detergente antibacteriano;

. Enxágue e seque a tábua com papel toalha, uma vez que os panos de prato contêm germes provenientes das mãos e de outros acessórios da cozinha, que podem contaminar a tábua que já está limpa;

. Limpe suas tábuas em uma máquina lava-louças com um bom detergente. Isso gera melhores resultados. As tábuas de madeira não podem ser lavadas em lava-louça, pois a madeira corre o risco de deformação com a variação de temperatura da máquina.

 

HIGIENE DAS TÁBUAS DE CORTE

Para garantir uma boa higiene da cozinha, limpe as tábuas todas as semanas ou com a maior frequência possível. Veja como:

. A maneira mais eficaz é colocá-las em uma solução com uma tampa de água sanitária para quatro litros de água;

. Deixe a solução agir por 30 minutos, enxágue com água e deixe secar naturalmente e em pé;

. Uma alternativa é utilizar ingredientes com propriedades antibacterianas que são muitas vezes encontrados na cozinha, como o vinagre e o limão, e aplicar uma camada na superfície de corte antes de colocar a tábua para secar.

 

PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DE COMIDA

. Compre tábuas de material acrílico ou de borracha, são as opções mais higiênicas;

. Tábuas de madeira devem ser higienizadas com maior frequência por ter uma superfície mais suscetível a contaminações;

. Se possível, utilize cera de abelha ou óleo mineral para tratar a superfície de corte das tábuas de madeira. Isso criará uma camada protetora que vai agir contra a contaminação;

. É mais seguro usar tábuas diferentes para diferentes tipos de comida. O ideal é utilizar pelo menos uma para carnes e uma para vegetais e alimentos que não serão cozidos;

. Jogue fora tábuas de corte que estejam muito danificadas ou sujas. É essencial que você se livre das tábuas antigas para manter sua cozinha segura e higienizada.

 

DICAS DA BOI DA VILLA

A BOI DA VILLA trabalha com a melhor qualidade em seus produtos. Para manter o frescor e evitar a contaminação das carnes, mantenha uma boa limpeza na sua cozinha e nas tábuas de corte.

Compartilhe



Últimas notícias