Receita para o lanche: Coxinha!

Receita para o lanche: Coxinha!

Por Boi da Villa   |   25.10.2019

Coxinha é uma das paixões brasileiras. Muito comum em festas, ela pode ser feita em casa com uma receita fácil e simples quando der vontade de comer esse salgado. Por isso, o BOI DA VILLA decidiu trazer a receita dela para você! Vamos aos ingredientes?

Primeiro, é preciso saber que os ingredientes são divididos em três partes: massa, recheio e para empanar.

 

INGREDIENTES DA MASSA

Para a massa você vai precisar de 2 litros de água, 1 kg de farinha de trigo peneirada, 2 caldos de galinha, 1 colher de margarina, 1 colher rasa de sal e 1 colher de colorífico.

 

INGREDIENTES DO RECHEIO

Para o recheio vai 1 kg de peito de frango cozido e desfiado, 2 cebolas médias picadas, 1 xícara de salsinha picada, 2 dentes de alho amassados, sal e colorífico a gosto, óleo ou azeite de oliva.

 

PARA EMPANAR

Para empanar você vai precisar de 2 claras, 1 litro de água, 1 pitada de sal, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 2 kg de farinha de pão.

 

MODO DE PREPARO

. Massa:

Em uma panela, junte a água e, se possível, com a água que cozinhou o frango, os dois caldos de galinha, a margarina, o sal e o colorífico. Deixe no fogo até ferver e, após levantar fervura, junte a farinha peneirada e com o auxílio de uma colher de pau, vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela. Retire a massa do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e untada com margarina, deixe esfriar e vá sovando a massa constantemente para não endurecer.

 

. Recheio:

Em uma panela com óleo ou azeite, adicione o alho amassado e a cebola picada. Frite tudo até dourar. Depois, junte o peito de frango cozido e desfiado e refogue por alguns minutos. Junte o sal e o colorífico. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada, misturando bem e deixando esfriar.

 

MONTAGEM

Na hora da montagem, passe um pouco de manteiga nas mãos e pegue uma porção da massa no tamanho desejado. Faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa. Coloque uma porção do recheio e feche a massa no formato da coxinha.

Depois de montar as coxinhas, chegou a hora de empanar. Misture a água e as claras, bata com o auxílio de um garfo por alguns minutos, junte o sal a farinha de trigo. Bata até que as bolinhas de farinha desapareçam. Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tirando o excesso e passe pela farinha de trigo.

 

FRITAR

Para fritar, escolha uma panela funda e coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas. Deixe esquentar bem e frite as coxinhas. Espere elas atingirem o tom dourado e retire do fogo, escorra e aí é só comer e aproveitar!

 

DICA DO BOI DA VILLA

Aproveite essa receita para fazer na hora do lanche ou até mesmo em momentos de confraternização. Coxinha já é boa, ainda mais se for feita com o frango do BOI DA VILLA! Aproveite e venha nos visitar.

Compartilhe



Últimas notícias